5 dicas que vão ajudar o seu condomínio a ser muito mais sustentável!

143 Cb + - Administração de Condomínios na Vila Leopoldina

Compartilhe nas redes!

Lello indica 5 práticas simples para aplicar no seu empreendimento

Cinco práticas que podem transformar os condomínios em ambientes sustentáveis

Com laboratório de inovação na vida comum, Lello Condomínios apresenta ações adaptáveis para diferentes realidades e de fácil adesão no dia a dia em comunidade

A Lello Condomínios, a maior administradora de condomínios do país, incentiva a sustentabilidade de seus clientes residenciais.

Só em 2021, foram R$ 15 milhões investidos para promover inovação com foco em responsabilidade socioambiental, promovendo melhor qualidade de vida aos condôminos, mais praticidade cotidiana e diminuição dos impactos condominiais na cidade.

A administradora desenvolve soluções exclusivas para as distintas realidades dos condomínios, cocriando projetos com startups, desde soluções financeiras até os cuidados com o meio ambiente.

“Temos o dever de ir além. Não se trata apenas de um condomínio bem cuidado, ele precisa ser funcional para os moradores e para o planeta. Por isso, implementamos as práticas sustentáveis por meio do LelloLab, nosso laboratório de inovação na vida comum.” explica Angélica Arbex, Diretora de Marketing e Inovação da Lello Condomínios.

As boas práticas devem acontecer no dia a dia. Para isso, é essencial que os síndicos compreendam a importância de abraçar a sustentabilidade no seu condomínio para que possam ensinar e engajar os condôminos a aderirem a essa mentalidade.

Pensando nisso, a administradora elenca algumas soluções disponíveis no mercado que podem transformar a rotina dos condomínios, promovendo maior qualidade de vida e bem-estar ambiental:

Reciclagem de resíduos

A coleta de lixo correta e a reciclagem de resíduos é uma prática adotada há mais de uma década no Brasil. Contêineres específicos para divisão de materiais estão na rotina da população brasileira, especialmente em grandes locais públicos como escolas e shoppings, por exemplo. É preciso reforçar este hábito em sociedade, a começar pela casa de cada um. E porque não no condomínio?

A fim de garantir uma maior adesão ao movimento, o projeto Lello Recicla, em parceria com o Instituto Muda, promove treinamentos com os colaboradores, condôminos e funcionários do lar. O intuito é ensinar a forma correta do descarte de resíduos e materiais específicos como pilhas, roupas e óleos de cozinha, por exemplo.

A Eng. Raquel Bueno, Gerente de Produtos e Parcerias da Lello Condomínios, sinaliza que a conscientização é implementada e exercitada diariamente. Até as sacolas utilizadas para retirar o lixo, chamadas de Big Bags, não são de plásticos, gerando uma economia de 70% de sacos de lixo nos condomínios administrados por eles.

Economia de água

Considerando a importante necessidade de reduzir o consumo de água no nosso dia a dia, diminuir o número de descargas diárias pode ser uma solução. A administradora implementou em alguns condomínios e em sua sede, uma solução que reduz o número de descargas por dia. Criado pela Piipee, startup focada na economia de água, o Piipee Spray atua nas características da urina, removendo o odor, alterando a coloração, higienizando e perfumando o vaso sanitário.

A expectativa é que possam ser economizados 3200 litros de água mensalmente. “Sabemos que o vaso sanitário representa, em média, 35% do consumo na conta de água e essa solução pode gerar poupar mais de R$ 50,00 lá no final do mês. Nosso objetivo é trazer não só o benefício sustentável, mas o financeiro também”, afirma Bueno.

Para Ellen Rocha, síndica do condomínio Flex Carapicuíba, um dos empreendimentos que já adotou o Piipee Spray, a experiência trouxe economia logo no primeiro mês. “A conta de água diminuiu pela metade. Sem contar que tivemos a redução no uso de produtos de limpeza. Foi uma decisão em que todos saíram ganhando”, comenta.

Hortas urbanas

É muito comum encontrarmos condomínios cheios de áreas verdes decorativas e espaços comuns mal utilizados. Além de bonitos esses ambientes podem ser funcionais.

Com o projeto “Nossa Horta”, em parceria com a startup Loa Terra, a administradora implanta hortas nos condomínios e oferece aos moradores cursos e oficinas sobre agricultura em áreas residenciais, compostagem de resíduos e ocupação sustentável de espaços urbanos.

Nos últimos dois anos, o número de adeptos às hortas domiciliares aumentou. Se é um hábito individual, ele pode ser replicado no coletivo e promover mais soluções sustentáveis e momentos de socialização entre os condôminos.

Energia renovável

A administradora também tem incentivado e investido em co-geração distribuída de energias renováveis. A ideia é que as usinas solares sejam construídas, reunindo clientes e consumidores na mesma área de concessão, seguindo a legislação vigente.

A adesão a este modelo permite ao consumidor a chance de utilizar energia solar e fontes renováveis sem a necessidade de instalações ou manutenções de equipamentos. Basta o condomínio aderir ao consórcio para garantir a economia. Além disso, não agregará qualquer custo aos condôminos e apresenta potencial de redução de até 20% das faturas mensais de energia elétrica.

Reduza o uso de papéis

O avanço da tecnologia e acesso à internet, permitiram que, hoje em dia, nós possamos digitalizar muitos processos, diminuindo drasticamente a circulação de papeis e consequentemente o número de impressões.

Esse projeto da administradora, chamado de Papel Zero, já está em andamento desde janeiro de 2019 e tem como propósito diminuir o uso de papel dentro dos condomínios. A campanha já gerou benefícios para o meio ambiente e mais de 202,7 mil boletos deixaram de ser impressos mensalmente, representando mais de 2,4 milhões por ano, além de todo volume de impressões na empresa que caiu drasticamente nos últimos 38 meses.

Fonte: Síndiconet

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

143 Cb + - Administração de Condomínios na Vila Leopoldina

Entenda como a coleta seletiva funciona em condomínios

Coleta é uma alternativa viável e sustentável para minimizar o impacto da produção maciça de lixo Você já ouviu falar em coleta seletiva? Ela, nada mais é do que o recolhimento e direcionamento correto dos resíduos orgânicos e inorgânicos, secos ou

Recomendado só para você
O boleto falso é um golpe que faz várias vítimas…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Faça login

2ª Via Boleto