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Marketing para condomínios: entenda como usá-lo com eficiência em seu condomínio

143 Cb + (16) - Administração de Condomínios na Vila Leopoldina

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Investir em ações de marketing para administradoras de condomínio é a melhor forma de se manter no mercado e conquistar novos condomínios como clientes

Boas estratégias de marketing para administradoras de condomínio são fundamentais para conquistar mais clientes, fidelizar os que a empresa já tem e construir uma marca. Afinal, para se manter no mercado e se destacar é preciso que seu público possa te encontrar.

Desse modo, é necessário ter conhecimentos de marketing, tanto digital quanto tradicional, para se comunicar com o público alvo e agir estrategicamente.

Para te ajudar, separamos 10 dicas de marketing para administradoras de condomínio para você aplicar na empresa. Boa leitura!

Qual é a importância do marketing para administradoras de condomínios?

“Quem não é visto não é lembrado”. Essa é uma das frases mais conhecidas no mundo do marketing, pois se não houver visibilidade para a sua empresa administradora, como os condomínios saberão da existência dela?

O marketing permite dar visibilidade ao negócio para os possíveis clientes. Além disso, como no marketing digital não existem fronteiras, a empresa pode fazer negócios em outras cidades e regiões.

Lembrando que uma boa estratégia não se limita a atrair clientes, mas foca também em fidelizá-los e construir um relacionamento fiel e sincero com quem usa seus serviços. Assim, os clientes se tornam os maiores promotores da empresa.

10 dicas de marketing para administradoras de condomínios

Para te ajudar a começar ou otimizar o marketing da sua administradora de condomínio, separamos 10 estratégias. Confira!

1 – Defina o perfil do seu cliente ideal

O primeiro passo para acertar nas estratégias de marketing é definir o perfil do cliente ideal. Ou seja, qual o tipo de condomínio que a sua administradora deseja conquistar? São condomínios pequenos ou maiores? De até quantas unidades? O alvo são condomínios de casas ou apartamentos? Edifícios padrão ou condomínios-clube?

Depois disso, identifique quem é o seu potencial consumidor, ou persona, lembrando que nem sempre ele será o cliente ideal, mas provavelmente terá características em comum.

Aqui vale lembrar que sua comunicação é direcionada a uma pessoa, não empresa. Empresas não acompanham comunicação, as pessoas responsáveis por cada área, sim. Por isso, identifique quem é a pessoa no condomínio responsável por tomadas de decisões que envolvam a sua administradora e foque sua comunicação nessa pessoa – que provavelmente será o síndico ou pessoas do conselho.

Entenda quem ela é, os principais desafios enfrentados nesse condomínio, etc. Construa uma identidade que permita se colocar no lugar do cliente, reconhecer as dores e saber onde a sua administradora pode mostrar ser a opção certa para resolver o problema.

Além disso, com a persona é possível definir o tom de voz da comunicação, os canais de atendimento mais usados pelos clientes e o estilo de design de peças publicitárias que mais os atrai.

Lembrando que, para se construir uma persona, é preciso fazer uma pesquisa de mercado focada no cliente ideal e construí-la por meio desses feedbacks.

2 – Invista nos canais certos

Agora que você conhece quem é o cliente ideal da administradora de condomínios, o recomendado é anunciar nos canais que esses clientes utilizam.

Senão, você vai investir em mídias onde seu potencial cliente não está e isso não vai trazer resultados. Assim, é preciso investir nos canais certos.

3 – Otimize o site da empresa

Estamos na era digital. Investir em um site permite que sua empresa tenha o próprio terreno, não dependendo de mudanças e volatilidades nos algoritmos. Por isso, invista na criação de um site ou, caso já o tenha, cuide para que fique atualizado.

O site é como a vitrine da sua empresa. Ali deve ter informações sobre o serviço, como funciona, os diferenciais, depoimentos de clientes e um espaço para contato.

4 – Faça um perfil no Google Meu negócio

Essa dica é simples, porém extremamente útil. Sabe quando você procura no Google uma empresa e no lado esquerdo aparece o nome, telefone, localização, comentários, horário de pico e outros?

Então, esse é um perfil do Google Meu Negócio. Ou seja, após fazer o cadastro na plataforma e a correta otimização, a empresa aparecerá em destaque no buscador sempre que alguém pesquisar por administradoras de condomínios.

Lembrando que a funcionalidade é gratuita e permite que a administradora apareça para vários territórios geográficos.

5 – Crie um blog corporativo

Conteúdos completos e estratégicos permitem atrair potenciais clientes. Sabe como fazer isso? Com um blog corporativo!

Como no blog é possível escrever conteúdos mais complexos e explicativos, caso o cliente ideal tenha uma dúvida e procure no Google, o texto da sua empresa pode aparecer.

O blog permite trabalhar com estratégias de marketing de atração (inbound marketing), que guiam um potencial cliente por uma jornada em seu site até que essa pessoa esteja pronta para uma decisão de contratação.

Combinada com boas práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de busca), você consegue colocar os conteúdos nas primeiras posições para buscas estratégicas no Google, respondendo em primeira mão dúvidas de possíveis clientes.

6 – Esteja presente nas redes sociais e movimente-as com conteúdos relevantes

Bom, praticamente todo mundo usa as redes sociais. E não é de hoje que as empresas estão presentes nas redes levando conteúdos de qualidade para seus seguidores.

Desse modo, a presença nas redes sociais permite estabelecer um canal de contato mais fácil entre você e seu cliente. Novamente, aqui é importante entender em quais redes sociais o seu cliente estáPara administradoras de condomínio, ousamos dizer que o LinkedIN é uma aposta segura, mas não se prenda a ela!

Além disso, é importante produzir conteúdos que a persona da empresa gostaria de ver e se engajar.

7 – Faça ações de marketing tradicional

Outdoor, propagandas na TV e o boca-a-boca são exemplos de ações de marketing tradicional.

É importante lembrar que esse tipo de marketing não caiu em desuso e que, se for pensado para a persona, também traz resultados. Dessa forma, é importante pesquisar o mercado de condomínios e ver onde eles gostam de consumir esse tipo de conteúdo.

Pese o valor do investimento e os potenciais ganhos para definir o que vale a pena fazer.

8 – Faça anúncios

Na internet e principalmente nas redes sociais, conseguir a atenção dos usuários em meio a tantos posts e vídeos é mais difícil.

Se você precisa de resultados imediatos, anúncios no Google Ads, Facebook Ads ou mesmo no Linkedin podem ajudar. Eles podem ser direcionados apenas a quem tenha maior potencial de conversão, mais uma vez enfatizando a importância da persona.

Mas atenção: anúncios funcionam no curto prazo e requerem investimento constante. O ideal é combinar a estratégia com uma de SEO, garantindo resultados orgânicos e com crescimento no médio e longo prazo.

9 – Aposte em campanhas de e-mail marketing

Estratégias de e-mail marketing são eficazes quando bem direcionadas. Nem todo e-mail precisa ser irritante ou atrapalhar o cotidiano da pessoa: você pode atuar com comunicações informativas e com conteúdos que interessem ao seu público.

Nesse caso, atente-se apenas às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

10 – Ofereça um atendimento ágil e eficaz

Não adianta você trabalhar na melhor e mais tecnológica administradora de condomínios se o atendimento deixa a desejar. Não só o atendimento externo, mas principalmente o atendimento aos clientes antigos.

Sim, o suporte e consultoria especializada devem ser um dos focos da empresa, pois não existe melhor ação de marketing do que a indicação de clientes fiéis para familiares e amigos.

Fonte: Síndiconet

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