Ícone do site Administração de Condomínios na Vila Leopoldina

Síndico, entenda mais sobre este componente essencial à segurança do seu condomínio!

143 Cb + - Administração de Condomínios na Vila Leopoldina

Tão importante quanto os extintores de incêndio, a porta corta-fogo para condomínio protege em tempo integral e não depende de nenhuma ação humana.

“No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho”, já dizia o Drummond. Todos os moradores de condomínios também terão muita sorte se encontrarem uma porta corta-fogo no seu caminho em caso de incêndio. Tão importante quanto os extintores de incêndio, a porta corta-fogo para condomínio protege em tempo integral e não depende de nenhuma ação humana. Por isso, é fundamental que ela esteja presente garantindo segurança nas passagens entre os andares quando não há elevadores.

Elas podem variar bastante de modelo e a quantidade a ser instalada vai depender do tamanho do condomínio. Mas uma coisa vale para todos: os cuidados na hora de comprar e de manter as portas corta-fogo em dia.

Porta corta-fogo para condomínio: certificação e procedimentos

Todas as portas corta-fogo para condomínio precisam ter seu certificado de qualidade, que é o selo da ABNT 11742. Além disso, exige-se que antes de serem comercializadas, elas passem por diversos testes de conformidade, realizados no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Outra determinação: cada uma delas deve ter uma placa com fundo branco e letras verdes, ou vice-versa, informando em letras maiúsculas: Porta corta-fogo –  é obrigatório manter fechada. Este letreiro deve ficar entre 1,60 m e 1,80 m acima do piso.

A compra, instalação, administração e fiscalização do uso das portas pelos moradores devem ser votadas em assembleia do condomínio.

Porta corta-fogo para condomínio: origem e composição

Você sabia que as portas corta-fogo para condomínio são utilizadas desde a década de 1970, justamente o período em que ocorreram os grandes incêndios como os dos Edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974)? Pois é. Foi em 1983 que elas se tornaram obrigatórias em prédios de mais de quatro andares. O seu grande objetivo é conter as chamas e o calor decorrentes do fogo.

Tanto o batente, quanto o  portal, são fabricados em material totalmente resistente ao fogo, geralmente compostos por madeira, aço, gesso, vidro e vermiculita. As portas corta-fogo têm ainda:

Para que elas funcionem direitinho, é necessário que fiquem fechadas sem trancar. O objetivo é facilitar a evacuação em caso de sinais de incêndio. Só devem ser mantidas trancadas, aquelas que guardam as bombas e os geradores do condomínio. Isso evita o acesso de pessoas que não sejam funcionários do condomínio autorizados.

Como fazer a manutenção das portas corta-fogo?

Só mais uma dica importante: se o seu condomínio for antigo e não houver espaço para a implementação de portas corta-fogo, converse com o corpo de bombeiros da sua região. São eles que vão orientar sobre quais medidas de segurança contra incêndio devem ser tomadas.

Prevenir é o melhor remédio. Garanta a implementação das portas corta-fogo no seu condomínio e não descuide da manutenção. Isso pode salvar vidas!

Fonte: Viva o condomínio

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post
Sair da versão mobile