O quarto da criança é muito mais do que um ambiente para dormir. Boa parte do tempo elas passam ali dentro. Por isso, ter uma decoração lúdica não é questão apenas de beleza, mas de saúde: ela ajuda no desenvolvimento físico e psicológico dos pequenos.
“Na infância se cria todo o desenvolvimento da parte cognitiva e emocional. Nos primeiros anos de vida, temos muito mais neurônios que um adulto. É fundamental que as crianças sejam estimuladas. Estímulos tátil, visual e sonoro são muito importantes. A orientação é para enriquecer o máximo possível o ambiente”, diz a médica pediatra Maria Heloíza Ventura.
Segundo a arquiteta Maria Fernanda Oliveira, sócia-proprietária do Estúdio 4 Soluções em Arquitetura, o quarto com decoração lúdica precisa ter um layout favorável à interação das crianças, com mobiliário na escala adequada à idade, cores atraentes e formas orgânicas que garantam a segurança delas.
“Os móveis feitos na altura das crianças ensinam muitas coisas, como autonomia – elas conseguem pegar o que desejam na hora que quiserem, organização e responsabilidade, já que elas mesmas podem guardar tudo o que pegaram”, explica Maria Fernanda.
Cômodo principal na pandemia
Para Rodrigo Pinto, diretor comercial da Cia do Móvel, empresa que fabrica móveis infantis e juvenis, a montagem do quarto deve respeitar a identidade da criança e propiciar um ambiente que estimule a criatividade e a imaginação. Isso sem exagerar demais nos elementos, o que pode comprometer a praticidade na hora da limpeza e organização.
“Com a pandemia, não foram apenas os adultos que precisaram se adaptar, mas também as crianças. Sou pai de duas meninas na fase da pré-adolescência e tenho vivenciado essa situação. A maior parte do tempo, elas passam dentro de casa e o quarto é o cômodo principal para bate-papos virtuais, estudos e passatempo”.
Segundo Rodrigo, escrivaninhas e cadeiras confortáveis são fundamentais. Ele cita ainda os livros como ótima opção para estimular a imaginação da criança. “Ajudam a despertar o gosto pela literatura desde cedo e são ótimos para a decoração do ambiente, assim como porta-retratos, quadros e almofadas. Aproveitar cada espaço é fundamental para agregar beleza e divertimento. Vale a pena deixar a criança participar da escolha”.
Ele ainda recomenda uma boa iluminação, principalmente para horários de estudo e à noite. A preferência deve ser por luzes indiretas, que ajudam no conforto visual e podem ser apresentadas de muitas formas decorativas e lúdicas.
“Papel de parede é também uma solução muito utilizada e bastante prática para mudar totalmente o ambiente. É possível encontrar papéis lúdicos, divertidos e atemporais”, conclui.
Fonte: Viva o Condomínio
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!